Conheça 5 vantagens do marketing de conteúdo

Conheça 5 vantagens do marketing de conteúdo

A chegada da internet no processo de vendas transformou o perfil do consumidor. No século XXI, o consumidor não aguarda as informações chegarem até ele passivamente; ele se tornou mais crítico e independente ao explorar ativamente as informações que dispõe na rede.

Entra aqui um elemento importante para se tornar relevante na internet e atingir esse consumidor: o marketing de conteúdo. O conceito pode parecer complexo, mas a prática, apesar de trabalhosa, é simples. Aplicando o marketing de conteúdo, a sua empresa se compromete a proporcionar conteúdo de qualidade para o seu público na internet.

Um conteúdo de qualidade é capaz de humanizar a sua marca e aproximá-la ao seu consumidor sem publicidades invasivas.

 

Se você já possui um site, essa é uma excelente oportunidade para inserir um blog e começar a veicular seu próprio conteúdo. Pensando estrategicamente na sua produção de conteúdo, é possível superar as expectativas do público, prevendo suas buscas nos mecanismos de pesquisa da internet, oferecendo soluções para seus possíveis problemas e disponibilizando informações de caráter educativo.

Além disso, você se apresenta como uma autoridade do seu setor, tendo conhecimento da área, agrega valor à sua marca, fideliza seus clientes e pode, ainda, criar uma rotina de tráfego mais intensa ao seu site ao sempre publicar novos conteúdos.

conheça-5-vantagens-do-marketing-de-conteúdo-2

Veicular conteúdo de qualidade no blog da sua empresa possui diversas vantagens e impactos diretos nas suas vendas. Listamos aqui 5 delas:

1 – Comprovar seu conhecimento

Quer uma chance melhor para mostrar ao seu público que você realmente entende bem do produto que está vendendo? A hora é essa!

Oferecer infinitas oportunidades de compra ao visitante do seu site, além de ser invasivo, não passa confiança ao seu comprador. Pode ser que ele ainda não esteja pronto para comprar o seu serviço, mas uma coisa é certa: quanto mais informações você fornecer sobre o seu produto ou serviço e assuntos relacionados à ele, mais segurança você passa ao seu público no momento de decisão da compra.

2 – Agregar valor à sua marca

Com o marketing de conteúdo, além de oferecer um produto ou serviço que demandou muito do seu investimento e estratégia e, provavelmente, é incrível, você disponibiliza informação de qualidade ao seu público. E o melhor: de graça!

Informação pode ter um valor intangível, mas, ao oferecê-la gratuitamente ao seu público, você supera as expectativas do seu consumidor e agrega valor à sua marca. A produção de conteúdo despertará o interesse dos visitantes do seu site e mostra que, além de vender, a experiência do seu cliente no processo de compra também é importante para você.

Com isso, você gerará confiança mais uma vez, podendo levar seu visitante a uma conversão em lead mais facilmente.

3 – Atrair e fidelizar futuros clientes

Se a sua intenção é vender mais, o mais rápido possível, o marketing de conteúdo talvez não seja a melhor estratégia para você. Aqui, a aproximação é mais lenta. Lembre-se de que estamos falando de construir um relacionamento de confiança entre a sua empresa e o seu público e, mesmo entre pessoas, isso não é feito da noite para o dia, imagine, então com uma empresa envolvida!

Seu visitante pode não estar pronto para se registrar em sua newsletter na primeira visita. Pode não estar pronto para comprar o seu produto no momento em que entra no seu site. Talvez ele ainda não veja a necessidade ou ainda não tenha os recursos necessários.

De todo jeito, pode ser que uma das publicações no seu blog tenha o ajudado a resolver algum problema, dado alguma dica valiosa sobre algum assunto, ou despertado o interesse dele para um novo hobby.

Se o conteúdo foi de qualidade, o visitante se lembrará e poderá retornar à sua página para consumir mais e mais conteúdos e, aos poucos, entrar no processo de conversão em lead e se tornar um consumidor fiel do seu conteúdo (e do seu produto!).

4 – Construir uma lista de e-mails

Já falamos sobre isso por aqui, mas é sempre bom lembrar que o e-mail marketing, quando utilizado corretamente, é uma excelente ferramenta para criar relacionamento com seus leads e levá-los à concluir sua compra.

Oferecer oportunidades para que seu visitante se registre em sua newsletter ao final de cada post é uma maneira eficiente de filtrar seus esforços em construir uma lista de e-mails eficaz, com pessoas que já demonstraram algum nível de interesse pelo seu produto ou serviço.

5 – Criar uma rotina de tráfego

Publicando novos conteúdos com frequência, você tem novas páginas para compartilhar em suas redes sociais e mais chances ainda de atrair novos visitantes através de alguma delas. Ou seja: mais gente visitando o seu site significa mais gente descobrindo o seu produto!

Por isso, com o marketing de conteúdo, é importante estabelecer uma rotina de:

  1. Criar e publicar o conteúdo
  2. Compartilhá-lo nas redes sociais
  3. Promovê-lo pelo e-mail marketing
  4. Assistir sua lista de e-mails crescer

Para que isso dê certo, é necessário verificar como anda a sua presença nas redes sociais. e nós podemos te dar mais algumas dicas de como se tornar ainda mais presente.

Qualidade é a chave!

Já falamos aqui, mas é bom frisar a importância da qualidade do conteúdo veiculado. E, para atingir bons níveis, é preciso conhecer bem os objetivos da sua empresa, quem é o seu cliente-ideal e os passos que o seu consumidor toma antes de se decidir pela compra.

conheça-5-vantagens-do-marketing-de-conteúdo-3
Quer entender mais do assunto e produzir conteúdo de alto nível para os seus visitantes? Que tal baixar o nosso e-book sobre marketing de conteúdo pode te ensinar como vender mais?

 

 

Fechar Menu