Novidade no Facebook Ads: criar testes A/B ficou ainda mais fácil

Novidade no Facebook Ads: criar testes A/B ficou ainda mais fácil

Testes A/B são a melhor maneira de verificar a eficácia dos seus anúncios. Através deles, é possível testar versões diferentes de suas campanhas, para saber qual funciona melhor e aprimorar campanhas futuras.

Por exemplo, você pode testar o mesmo anúncio com diferentes públicos, imagens, ou, até mesmo, otimizações de veiculação variadas. Cada um dos testes oferecerá informações sobre qual das seleções gera os melhores resultados.

Com a nova atualização do Facebook, criar campanhas com testes A/B ficou ainda mais fácil, sem que seja necessário se preocupar com a sobreposição de público, ou seja, mostrar versões diferentes do seu teste para as mesmas pessoas.

Vamos ensinar como aproveitar ao máximo essa ferramenta:

Testes A/B no Gerenciador de Anúncios

Para usar o recurso de testes A/B, você precisa utilizar um dos seguintes objetivos de campanha:

  • Alcance
  • Tráfego
  • Instalações de aplicativos
  • Visualizações do vídeo
  • Geração de cadastros
  • Conversões
  • Vendas do catálogo de produtos

Quando estiver configurando sua campanha, você vai notar uma caixa de seleção para “Criar teste A/B” abaixo do seu objetivo.

facebook-teste-ab-01

 

No nível de configuração do anúncio, é necessário que você selecione a variável que você deseja testar.

facebook-teste-ab-02

 

Antes da nova atualização, era possível testar a otimização (Conversão x Cliques no link, por exemplo), Público (Público customizado x Conexões da página) e até os posicionamentos do anúncio.

Um dos principais benefícios do novo recurso de testes A/B é a não sobreposição de públicos. O Facebook determina aleatoriamente qual segmentação do seu público que será testada em cada uma das variações. Você não precisa nem se preocupar em excluir os públicos. Essa distribuição aleatória permite que o teste seja realizado de forma justa, já que outros fatores não distorcerão os resultados da comparação entre os grupos.

Para conseguir resultados mais precisos, só é possível testar uma variável por vez. Por exemplo, se você deseja comparar dois públicos diferentes, não poderá testar também duas otimizações ou dois criativos diferentes. Se fosse permitido, seria complicado distinguir qual das alterações afetaria o desempenho de cada anúncio, certo?

Como era feito antes

Antes, o recurso de testes A/B do Facebook não permitia que se testasse o criativo do anúncio. Ou seja, caso você quisesse executar um teste desse tipo, seria muito difícil fazer um verdadeiro teste A/B sem a sobreposição de público. Para isso você poderia recorrer a uma dessas soluções:

Opção 1: Criar dois ou mais anúncios separados no mesmo conjunto de anúncios. Fazendo isso, o Facebook otimiza a sua campanha para veicular para mais impressões o anúncio com a melhor performance do conjunto. O público da campanha é um só: enquanto algumas pessoas veriam apenas uma versão, outros usuários poderiam receber em seus feed múltiplas versões do anúncio.

 

Opção 2: Criar conjuntos de anúncios múltiplos com uma única variação entre si. Desde que você tome bastante cuidado na hora de efetuar as exclusões, você poderia evitar a sobreposição de públicos, mesmo que esse método tomasse mais tempo.

E mais: com a exclusão de público manual, a precisão do teste é prejudicada, já que a comparação entre dois públicos potencialmente diferentes é bem mais complicada do que entre pessoas selecionadas aleatoriamente da mesma segmentação.

Como usar o Teste A/B

Todos esses problemas foram resolvidos com o novo recurso de Teste A/B.

Agora, quando selecionar a variável que deseja testar, você verá a opção Criativo.

facebook-teste-ab-03

Configure seu público e posicionamentos como sempre. Seu teste A/B precisa ser veiculado de três a 14 dias, para que o Facebook seja capaz de obter dados suficientes para determinar qual versão é a vencedora.

facebook-teste-ab-06

Ainda há uma opção para que você possa economizar e veicular apenas a versão vencedora do anúncio a partir do momento em que ela for determinada.

Você pode criar até cinco variações de anúncios, lembrando de definir apenas uma variável e que não haverá sobreposição de público.

facebook-teste-ab-04

Crie seus anúncios normalmente, com imagens, links, títulos, descrição do link, botão e mais.

Essa é uma ótima opção para anunciantes que desejam encontrar o criativo com a melhor performance.

Desvende os mistérios do Facebook Ads com o eBook “Facebook Ads” e não perca a oportunidade de usar as novidades que apresentamos.

Fechar Menu