4 dicas de marketing social para o fim de ano

4 dicas de marketing social para o fim de ano

A temporada de compras de dezembro já foi inaugurada, mas ainda dá tempo de complementar as estratégias da sua campanha de marketing nas mídias sociais. Nós separamos quatro dicas valiosas para aumentar sua audiência e conversão neste período de festas.

1- Invista em SEO

dicas-fim-de-ano-seo

A grande maioria das pessoas, antes de comprar qualquer produto, faz diversas buscas na internet. Por isso, independente da variedade de anúncios e campanhas que você possa ter nas redes sociais, investir em SEO (Search Engine Optimization) é algo que não pode faltar para sua empresa. Para garantir maiores vendas é fundamental que seu negócio esteja nas primeiras posições do buscador e apresente ao cliente exatamente o que ele procura. Uma boa dica para começar a entender este universo SEO é descobrindo como seu site é visto pelo google.

2- Ações, sorteios e promoções

dicas-fim-de-ano-ecommerce

Nessa estratégia é muito importante facilitar a participação das pessoas na promoção. Você já deve ter visto várias ofertas em que, para concorrer, é necessário marcar várias pessoas, se cadastrar em várias plataformas, enviar e-mails… Um percurso muito longo, que pode fazer seu cliente desistir. Opte por uma linguagem simples e clara. Ah, e não se esqueça do layout da promoção, pois uma boa imagem pode fazer toda a diferença na hora do clique.

Uma opção de se diferenciar no “mar dos descontos” é oferecer combos de produtos. Se você quer um exemplo de e-commerce que usa essa estratégia, acompanhe a loja Kanui. Na promoção abaixo, a loja oferece a opção de você comprar 4 pares de tênis que estão na moda por R$199,90. Pode parecer exagerado que alguém compre 4 pares de uma vez, mas é aí que está mais um “pulo do gato” das vendas de fim de ano. Nessa época, as pessoas procuram agregar custo-benefício nas compras e essa é uma ótima opção para quem precisa presentear muitas pessoas e não quer gastar muito.

Lives no Facebook –  Aproveitando plataformas de vídeo livestreaming como Stories do Instagram, Periscope ou Facebook ao vivo, você pode dar aos seus seguidores uma experiência de proximidade e identificação com sua marca. Sabe aquela festa de Natal ou a comemoração de fim de ano do escritório? Cada evento oferece uma oportunidade de gerar conteúdo para o seu marketing on-line, diversificando a linguagem com vídeos, fotos e usando livestreaming para gerar engajamento na rede. Além disso, este tipo de conteúdo ajuda a humanizar sua marca, tornando-o mais credível e trazer mais consciência ao seu negócio.

3. Produza conteúdos interessantes

 dicas-fim-de-ano-produção-de-conteúdo

Oferecer aos seus seguidores dicas de férias junto a conteúdos que são úteis para eles, por exemplo, é uma boa oportunidade de aumentar sua audiência nas redes sociais. Dependendo do seu nicho, você pode estender seus conhecimentos sobre como poupar dinheiro em meio à temporada de festas, maneiras para se manter saudável e até mesmo aconselhamento jurídico. Fazendo isso, você estará posicionando sua marca como um produtor de conteúdo e sua página como um canal útil.

Mas não se esqueça: relevância é muito importante neste momento. Se você não tem tempo de produzir conteúdos realmente interessantes, separe um tempo para a seleção, organização e coleta de materiais que conversem com seu público. A replicação pode ser uma boa alternativa.

4. Ações de responsabilidade social

dicas-presente-natal

Nesta época do ano, não só as pessoas, mas também as empresas costumam rever seus valores, suas metas e planos. Então, por que não ampliar esse ambiente positivo? Organizar uma campanha de apoio à uma instituição social, utilizando hashtags e layouts criativos, é uma boa forma. Use a sua marca e sua hashtag para aumentar a exposição, trazer olhares e despertar consciência para a causa. Ao utilizar sua marca para chamar a atenção para questões importantes, mostra que você se importa e tem um desejo de criar uma mudança positiva.

Dicas bônus!

  • Hashtags são como doces nas mídias sociais – aproveitá-las adequadamente fará com que sua exposição se potencialize, além de trazer mais seguidores;
  • Considere mudar sua foto de avatar ou bolar algo criativo para seu site, dando uma sensação festiva ao cliente. Essas mudanças tocam as emoções do consumidor, mantendo vivo o espírito do momento;
  • Informe-se! Conhecer ferramentas e como usá-las é muito importante para renovar as ideias.
  • Não se esqueça do pós-venda! Você deve sempre pensar em soluções de fidelizar o seu cliente. Afinal, queremos vê-lo sempre por perto.
  • Divirta-se! Reserve um momento para revigorar as energias, pois isso fará toda a diferença para sua criatividade nas novas campanhas.

Se você pretende colocar essas dicas em prática, comece fazendo um diagnóstico da sua presença online com a gente.

 

Fechar Menu