Novidade: otimização de orçamentos das campanhas no Facebook Ads

Os chatbots estão se tornando uma ferramenta cada vez mais popular nas estratégias de marketing das empresas. A utilização vai além do serviço de atendimento mais rápido e eficaz nas páginas do Facebook e outras plataformas, podendo servir como importante aliado para gerar e qualificar leads, fazer pesquisas de mercado e, mais importante, oferecer uma primeira experiência personalizada do usuário com a sua empresa.

Pesquisas recentes afirmam que, até 2020, 85% das interações dos consumidores se dará através de mecanismos automáticos, como os bots, que será um grande diferencial de um empresa e seus competidores.

Quer entender por quê aderir aos chatbots na estratégia de marketing da sua empresa e ainda aprender como criar o seu próprio bot? Confira neste artigo!

 

O que são chatbots

Os chatbots são softwares de automatização de respostas, com uma interface baseada em diálogos. Através deles, os usuários podem conversar diretamente com as empresas e receber suas respostas automaticamente, através de fluxos de mensagens predefinidos, que podem ser atualizados periodicamente, até para o envio de mensagens com notícias e atualizações para todos os usuários que já entraram em contato com o bot alguma vez.

O software funciona dentro das aplicações de mensagens mais utilizadas, como o Facebook Messenger, WhatsApp Business, Telegram, entre outras.

Existem vários tipos: desde os mais simples, para atendimento ao consumidor, até o mais complexos, voltados para a vendas online e geração e qualificação de leads.

 

E por quê usar chatbots na sua estratégia de marketing?

Há várias vantagens na utilização de chatbots na sua estratégia, desde automatizar o seu atendimento ao cliente, oferecendo respostas a todos os usuários 24 horas por dia, 7 dias por semana, até gerar conteúdo para os leads convertidos na plataforma.

 

Atendimento personalizado

Atualmente, a maioria das empresas que possuem uma página no Facebook, utilizam a rede social como importante forma de comunicação com seus consumidores, sanando dúvidas através dos comentários e das mensagens recebidas por inbox.

Esse serviço é chamado de SAC 2.0: o serviço de atendimento ao consumidor através das redes sociais. Muito mais rápido e altamente personalizável, mesmo quando realizado por um atendente humano.

A primeira vantagem do chatbot é a possibilidade de atendimento a qualquer momento do dia. Ou seja, mesmo que você esteja ausente, o serviço de troca de mensagens continua funcionando, e seus usuários podem tirar dúvidas mais frequentes e simples no primeiro contato. Em casos de demandas que estão além da capacidade de interação do bot, é possível direcionar o atendimento para um humano.

 

E, por incrível que possa parecer, os chatbots podem oferecer ainda mais personalização em seus atendimentos do que uma pessoa. Como são capazes de acessar bancos de dados, perfis em redes sociais e ferramentas de CRM, um bot é capaz de obter conhecimentos mais profundos sobre o público e customizar o atendimento com agilidade. Use isso ao seu favor!

Nutrição de leads

A comunicação através dos chatbots acontece de forma mais ágil do que o e-mail e mais íntima do que as publicações em redes sociais. Essas vantagens podem ser utilizadas para criar uma estratégia automatizada de nutrição de leads a partir do próprio Facebook Messenger!

Funciona assim: um lead é um cliente potencial que já foi atraído pela estratégia de marketing da empresa, com uma interação em que ele forneceu algum contato para continuar a comunicação, como e-mail, telefone e, no caso dos chatbots, seu próprio perfil nas redes sociais.

Os softwares permitem que você utilize a plataforma não só para receber mensagens e dúvidas, mas, também, para enviar conteúdo para os seus leads, nutrindo o relacionamento entre lead e empresa.

É possível entregar conteúdos regulares e altamente personalizados, com o objetivo de manter o lead engajado desde o primeiro contato até o momento de conversão.

 

Qualificação de leads

A partir de uma boa estrutura de nutrição de leads de forma automatizada e regular, a sua empresa será capaz de identificar em qual das etapas da jornada de compra que o seu lead se encontra e qual deve ser a estratégia que deverá ser aplicada: investir ainda mais na nutrição, desqualificá-lo ou já convidá-lo para a compra.

Os critérios de qualificação de leads devem ser criados pela equipe de marketing da sua empresa, para avaliar cada quesito com precisão e desenvolver a jornada de compra de acordo com as personas predefinidas para o seu negócio (e se você ainda não criou as suas personas, pode aprender como fazer isso aqui).

 

Vendas online

Os softwares para desenvolvimento de chatbots já permitem que sejam feitas vendas online dentro da própria caixa de entrada, até mesmo com o pagamento realizado diretamente no chatbot.

Durante o diálogo com o bot, seu potencial cliente poderá saber todos os detalhes sobre os produtos e serviços oferecidos, comparar produtos e construir sua decisão final de compra. E, quanto mais complexo for o seu chatbot, melhor para você: quanto mais o usuário conversar com o seu chatbot, mais você aprenderá sobre suas preferência, podendo fazer sugestões de compra mais refinadas de produtos similares, de acordo com o comportamento de outros compradores que também acessaram a ferramenta.

 

Coleta de dados

Você pode utilizar esse canal de comunicação como forma de coleta de dados e pesquisa de mercado, para entender o comportamento do seu potencial consumidor e aprimorar a sua estratégia de marketing.

É possível criar diálogos voltados para este objetivo específico.Os dados que você coletar podem ser quantificados e qualificados dentro do próprio software. Atualmente, as plataformas permitem que sejam criadas listas de segmentação com dados personalizados e tags específicas.

 

Como criar o seu chatbot

Agora chegou a hora de botar a mão na massa e criar o seu próprio chatbot. Existe uma infinidade de plataformas, tanto pagas, quanto gratuitas, que oferecem esse tipo de serviço. Neste artigo, apresentamos o Chatfuel.

 

Passo 1: Acesse o chatfuel.com e clique no botão de registro “Get Started for free”. Finalize o seu cadastro permitindo o acesso ao seu nome e e-mail pessoal do Facebook.

Passo 2: Agora, você precisa permitir acesso à sua página do Facebook. Se você administra mais de uma página, poderá escolher uma para começar. É possível criar mais de um chatbot para páginas diferentes em uma mesma conta no Chatfuel.

 

Passo 3: Depois de selecionar sua página ou criar uma nova, você poderá explorar as funcionalidades da plataforma através do tutorial oferecido ou navegar pela página e explorar por você mesmo.

Passo 4: Na área de menu da esquerda, seleciona a opção “Build” e, na barra central, selecione “Welcome Message”.

 

 

Passo 5: Agora, você pode customizar a mensagem de entrada para a comunicação com a sua página. Substitua o texto na àrea da direita por uma mensagem de boas-vindas que represente a personalidade da sua página. Dica: é recomendado que você deixe claro ali que a comunicação será feita através de um robô e oferecer instruções básicas para o usuário de como se relacionar com o bot.

 

Passo 6: Para direcionar o seu usuário a uma ação, clique no botão inferior “+ Add Button” para adicionar opções de clique como links, direcionar para um próximo bloco, ou até para ligação direta a um número de telefone. Preencha o botão selecionando o texto que será exibido.

Passo 7: Clique nos blocos recém-criados para customizar toda a sua linha de atendimento. Clique em “Add card” no menu central e escolha entre as opções de galeria, texto, imagem, resposta rápida e plugin.

Passo 8: Para adicionar texto ao seu novo bloco, clique em “Text Card”. Aqui, você a customização é similar aos passos 5 e 6: você escolhe o texto que será exibido e quais são as opções de direcionamento daquele bloco.

Passo 9: Crie um fluxograma para entender exatamente quais serão os caminhos possíveis dos seus potenciais clientes dentro do seu chatbot e adicione quantos grupos de blocos julgar necessário.

Passo 10: Assim que a sua primeira configuração estiver pronta, clique no botão “Test Chatbot” no canto superior direito e confira no seu Facebook Messenger se ele está funcionando de forma apropriada.

Tente aproveitar ao máximo cada uma das funcionalidades oferecidas para atender as demandas do seu negócio e explore a ferramenta. Esforce-se para criar os diálogos mais humanizados e personalizados possíveis e, assim, use o seu bot como mais um recurso para cativar os seus potenciais clientes.

E que tal aprender mais sobre o Inbound Marketing e como montar sua jornada de compra? Baixe nosso eBook e aprofunde o seu conhecimento na área: