Novidade no Facebook Ads: Otimização de conversão

Novidade no Facebook Ads: Otimização de conversão

Você lançou um novo produto no seu site e deseja promovê-lo. Para isso, você cria uma campanha de anúncios no Facebook. Logo, vem a dúvida do que é melhor: otimizar sua campanha para conversões ou para cliques no seu site?

O Facebook, sempre pensando em aprimorar as ferramentas para anunciantes, lançou mais uma novidade na otimização de conversões que oferece a você uma nova opção: os dois!

Gostou da ideia? Vamos entender como funciona a mecânica de otimização do Facebook primeiro.

 

Como funciona a otimização de conversões

Uma das maiores vantagens de anunciar no Facebook é a possibilidade de otimizar sua campanha para uma ação específica. O que isso significa?

Significa que o Facebook possui informação (muita informação!) sobre o comportamento online de cada um de seus usuários. Como consequência disso, a plataforma sabe muito bem quais grupos de pessoas estão mais propensos que outros a clicar, converter ou a engajar nos seus anúncios. Com a otimização, você direciona o seu anúncio para o grupo certo de pessoas.

Quando você cria uma campanha com o objetivo de conversão, você precisa escolher uma ação a ser otimizada.

 

otimização-anúncios-facebook-conversões-01

 

Você pode otimizar para:

Conversões: Direcione os seus anúncios às pessoas certas para te ajudar a alcançar o máximo de conversões no seu site pelo menor custo.

Cliques no link: Veicule seus anúncios às pessoas certas para ajudar você a obter o máximo de cliques no link a partir do seu anúncio para um destino qualquer, seja ele dentro ou fora do Facebook, pelo menor custo.

Impressões: Atinja pessoas com anúncios veiculados a maior quantidade de vezes possível.

Alcance único diário: Veicule seus anúncios uma vez por dia para o maior número de pessoas.

Entre todos as otimizações, o verdadeiro poder dos anúncios no Facebook está nas duas primeiras opções. O Facebook sabe quem (dentro do público que você selecionou) está mais propenso a realizar uma conversão ou a clicar no seu link. Isso quer dizer que você não precisa gastar ainda mais dinheiro atingindo pessoas que não executariam essas ações.

otimização-anúncios-facebook-conversões-02

 

Quando você otimiza para uma ação, o Facebook não mostra seu anúncio para todas as pessoas daquele público. Ele foca apenas nas pessoas mais propensas a executar a ação que você escolheu.

Isso é incrível, não é?

 

Um pequeno problema: volume

Agora que você já entendeu a mecânica das otimizações, podemos voltar ao nosso assunto inicial: a otimização para conversões e a novidade do Facebook.

Se você deseja vender mais em sua loja virtual, o lógico seria otimizar para conversões, para chegar nas pessoas com maior tendência a comprar o seu produto.

 

Mas como o Facebook capta as informações sobre as suas conversões?

Graças ao Pixel do Facebook, a rede social sabe qual é o tipo de pessoa que compra cada um dos seus produtos. Você pode aprimorar ainda mais essa informação ao criar conversões customizadas para cada produto.

Assim, o Facebook aprende mais sobre as características dos seus consumidores atuais e encontra em seu banco de dados mais pessoas com comportamentos parecidos e que estariam propensas a realizar uma conversão também.

 

Uma pausa para entender o Pixel do Facebook

O Pixel nada mais é do que um código que é colocado no seu site e é conectado aos seus anúncios do Facebook. Desse jeito, você é informado sobre as atividades no seu site de usuários que estão “logados” no Facebook e sobre as ações realizadas como resultado direto dos seus anúncios. Com o Pixel, você pode conhecer mais profundamente o seu público, avaliar o seu retorno sobre investimento, veicular anúncios eficientes e compreender o valor das suas campanhas, otimizando o seu investimento em publicidade.

Aqui mora o problema: e se o seu produto for novo no site e poucas pessoas compraram? O Facebook não vai ter informação suficiente de conversões anteriores para otimizar corretamente.

As melhores práticas do Facebook dizem que, para executar uma otimização para conversões eficaz, é necessário um mínimo de 15 a 25 conversões específicas por semana. Em outras palavras, você precisa que, no mínimo, 15 pessoas por semana comprem o produto no seu site. E isso é lógico: quanto mais informações o Facebook possui para trabalhar, melhor será o seu desempenho.

 

Então, o que fazer se você ainda não possui esse número de conversões semanais?

Uma das opções viáveis é criar uma otimização para cliques no link, para que mais pessoas cheguem até a página de compra. Quando você atingir um bom número de conversões, é possível trocar a otimização da campanha para conversões.

Mas, por ser manual, esse método não é lá muito confiável e se baseia no achismo. Várias questões surgem logo de início: por quanto tempo você deve otimizar para cliques no link antes de trocar para conversões? Quantas conversões são suficientes para efetuar essa troca?

O Facebook ajuda a resolver essa questão com seu novo método de otimizações, que faz essa troca automaticamente.

otimização-anúncios-facebook-conversões-03

Escolhendo essa opção, você abrirá um menu e poderá escolher entre a otimização padrão ou estendida.

otimização-anúncios-facebook-conversões-04

Otimização Padrão

Com essa opção ativa, o Facebook trocará sua otimização automaticamente quando sua campanha atingir uma destas três metas:

  • Entre 15 e 25 conversões
  • 1.000 cliques no link
  • 7 dias de duração

Otimização estendida

Já a opção estendida permite que você otimize sua campanha para cliques no link e conversões ao mesmo tempo, até que você atinja a meta mínima de conversões ou gaste o orçamento definido, para, aí sim, otimizar somente para conversões.

Você pode conseguir mais conversões em menos tempo com essa opção, mas note que há um risco: você pode direcionar muitas pessoas ao seu site que não efetuarão nenhuma compra, já que o Facebook ainda não possui informações suficientes para otimizar a conversão.

Essa opção é indicada para quem quer ter certeza de que todo o orçamento investido será utilizado.

 

Usar ou não a ferramenta?

Primeiro, você precisa entender que esse método facilita a vida, mas não é mágico. Se você já possui conversões suficientes para utilizar o método normal, ótimo! Se ele já está funcionando, essa nova ferramenta não irá aumentar os seus resultados.

Mas, se você ainda não tem um bom volume de conversões, experimentar a novidade pode ser uma boa solução.

 

Quer saber mais sobre anúncios no Facebook? Baixe o nosso eBook “Conquiste Novos Negócios com o Facebook Ads” e atinja o seu público de maneira eficiente.

Fechar Menu