4 Dicas para vender mais com E-mail Marketing

4 Dicas para vender mais com E-mail Marketing

Quando o assunto é e-mail marketing, a imagem da caixa de entrada inflada é o que nos vem à cabeça. No entanto, essa estratégia de bombardear os clientes com produtos e ofertas pode não funcionar mais para o seu negócio. É importante saber que, empresas que utilizam corretamente essa ferramenta, conseguem criar relacionamentos duradouros com seus clientes.

Mas como construir relacionamento por E-mail Marketing?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que captar milhões de contatos não fará com que seu e-mail seja mais lido e aproveitado, pelo contrário, empresas que utilizam bases de dados muito grandes e não fazem uma segmentação adequada, acabam por retirar mais da metade de endereços de seus arquivos. Esta é outra dica muito importante: se algum contato pedir para ser retirado da base de dados, é preciso sim, retirá-lo. Continuar enviando conteúdo à pessoas que já deixaram claro que não possuem interesse é uma péssima maneira de tentar conquistá-las.

 

1- Descubra os problemas do seu cliente

vender-mais-e-mail-marketing

 

Entender quais são as necessidades do seu cliente e os desafios que ele enfrenta é muito importante para construir uma estratégia de relacionamento eficiente. Pode parecer óbvio, mas o que fará diferença nas vendas é sua capacidade de compreender por que e como seu cliente gosta de comprar.   

Se seu público é formado por empresários do setor agrícola, não faz sentido utilizar uma linguagem tão dinâmica como a usada com publicitários, por exemplo. É preciso enxergar os desafios que ele enfrenta na produção, o tipo de tecnologia que ele conhece e como sua empresa poderia ajudá-lo. Esse cuidado é tão importante que pode fazer com que um cliente exclua seu e-mail antes mesmo de abri-lo.

vender-mais-e-mail-marketing

Se você ainda não sabe como funciona um funil de vendas, é interessante fazer uma pesquisa sobre o assunto. Esse funil funciona como um processo ilustrado do caminho que cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço. Para conduzir um cliente em potencial até o fim deste funil, é necessário um trabalho de indução. Conteúdos específicos, que entendam, informem e que consigam dialogar de alguma forma com ele, faz parte da estratégia de deixar este cliente pronto para a compra.

 

2 – Construa uma base de contatos orgânica

vender-mais-e-mail-marketing

Confiança é uma qualidade fundamental (e valiosa) na estratégia de e-mail marketing. Um erro muito comum é começar comprando listas de e-mails. Já que as pessoas não entenderam o porquê de receberem aquele conteúdo, você provavelmente perderá este cliente em outras abordagens, já que sua experiência inicial foi negativa.

Já que confiança é importante nessa estratégia, seu posicionamento na mídia é fundamental para fortalecer esse relacionamento. Saiba como melhorar seu desempenho no Facebook.

 

Comece construindo sua base de dados organicamente. Uma forma de fazer isso é oferecer algum benefício a este cliente em troca da possibilidade de se comunicar com ele. E-books, tutoriais e artigos que trazem informações interessantes para o contexto deste cliente é uma boa oportunidade de começar esse relacionamento. Se seu público confiar e conhecer você, as chances dele abrir todos os seus conteúdos é bem maior.  

 

3- Venda mais personalizando seu e-mail marketing

O desafio do e-mail marketing é criar empatia com seu público. Se mais pessoas conhecem sua empresa e seu negócio, maior será sua taxa de abertura, e assim, mais chances de venda você terá. Por isso, empresas que estudam a forma de abordagem para cada segmento de público, personalizando as mensagens, possuem melhores resultados de vendas.

4 – Experimente

Como saber qual é o melhor horário para fazer o disparo? Faça testes! Essa é uma das formas mais assertivas de entender o que está dando certo e o que já pode ser descartado. Estruturas diferentes, títulos, dias e horários variados são ferramentas disponíveis para que você monte este quebra-cabeças.

 

Agora que você aprendeu a explorar o potencial do e-mail marketing, que tal complementar sua estratégia digital fazendo o diagnóstico da sua presença online com a gente?

 

 

Fechar Menu