WhatsApp Business: tudo sobre o novo app

WhatsApp Business: tudo sobre o novo app

Em setembro do ano passado, o WhatsApp começou os testes para um novo formato do aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no mundo, dedicado à atender as demandas das empresas que utilizavam o app para estabelecer a comunicação com seus consumidores.

O foco maior está nas pequenas empresas, como consultórios, lojas de roupa e padarias, já que 87% das pequenas e médias empresas acreditam que o aplicativo ajudou na comunicação com os clientes e 81% acredita que o WhatsApp auxiliou no crescimento dos negócios.

Neste artigo, mostramos as principais novidades da nova versão do aplicativo e oferecemos algumas dicas de como inseri-lo na sua estratégia de marketing.

O que é o WhatsApp Business

A primeira e principal novidade do novo aplicativo é a possibilidade de ter um perfil empresarial. Esse tipo de perfil permite que o usuário insira informações adicionais, como apresentação do negócio, site oficial, segmento de atuação, e-mail e horário de trabalho.

Além disso, o app possui o recurso de mensagens automatizadas e rápidas, permitindo a configuração de textos para enviar aos clientes em horários em que o negócio estiver fechado, por exemplo.

O terceiro maior destaque é para quem, assim como nós, gosta de métricas: o WhatsApp Business possui um menu de estatísticas, localizado na seção de configurações da sua empresa. Ali, você pode conferir dados sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas, e recebidas.

A inclusão do aplicativo como forma de comunicação oficial das empresas também é benéfica para os consumidores, já que o selo de conta verificada garante mais segurança e legitimidade no contato.

Atualmente, todas as ferramentas disponíveis no app são gratuitas, mas fique de olho: já existem planos de inserir algumas atualizações com recursos adicionais que poderão ser pagos.

Como usar o WhatsApp Business

Como fazer o cadastro

Até o momento, o download do WhatsApp Business está disponível apenas para o Android. Para se cadastrar, é necessário utilizar um número de celular ainda não vinculado ao WhatsApp, o que significa que, se sua empresa já utiliza o app na versão atual, precisará de uma nova linha para utilizar os recursos do Business.

Para usuários de celulares dual chip, será possível utilizar um número para cada versão funcionando simultaneamente.

Perfil empresarial

Na hora de começar o seu perfil, certifique-se de preencher todos os campos de informações úteis para seus clientes, como endereço físico, descrição do negócio, e-mail e site oficial. Quanto mais informações você oferecer, mais ganhará a confiança de seus clientes.

Experimente verificar e validar sua conta, para evitar fraudes e que outros usuários não autorizados se passem pela sua empresa.

Chatbots e respostas rápidas

As mensagens automáticas podem ser configuradas como uma mensagem de boas-vindas quando um cliente entrar em contato pela primeira vez com você, ou informar o horário de atendimento pelo aplicativo, quando você estiver ausente. Isso garante a qualidade no seu atendimento, já que nem sempre é possível estar conectado e seu cliente saberá quando obterá uma resposta.

A ferramenta de respostas rápidas é a configuração de uma inteligência artificial, em que é possível salvar as mensagens que você envia com mais frequência e reutilizá-las para responder às perguntas mais frequentes que a sua empresa recebe.

Etiquetas

A criação de tags pode te ajudar a organizar as suas mensagens em grupos, permitindo uma busca por clientes mais ágil. Você pode separar suas categorias por status do cliente (orçamento, pago, em andamento, em aberto, por exemplo), ou por tipo de interesse (venda, aluguel, locatário, inquilino, etc.). Dessa maneira, será mais fácil passar informações para uma lista de contatos segmentada, tirar dúvidas e manter um diálogo assertivo e personalizado com seus clientes.

Estatísticas e métricas

O aplicativo permite que você envie mensagens para seus contatos anunciando novidades da sua empresa. O melhor é que, com a versão Business, você pode monitorar as estatísticas de envio, recebimento e mensagens lidas e não lidas. A partir dessas métricas, será possível entender o que funciona ou não para a sua empresa e aprimorar sua estratégia de marketing digital.

Primeiro contato

Para garantir a segurança de seus clientes, você só poderá entrar em contato depois que a pessoa física forneça o número do celular ou que tenha voluntariamente acionado a sua empresa através do app.

Também é possível adicionar quantos agentes você desejar para realizar o atendimento. Isso é bom no caso de imobiliárias, por exemplo, em que vários corretores passam a atender no mesmo número.

Uso em desktop

Assim como na versão normal, será possível acessar o aplicativo via desktop.

Dica extra: crie um link diretamente para o seu WhatsApp

A dica é extra porque já existia antes do lançamento oficial do WhatsApp Business, mas pode ser um método de encurtar os caminhos de contato entre o seu cliente e você. Antes, era necessário copiar o número da empresa, adicionar aos contatos e, aí sim, iniciar a conversa. Essa função permite que você crie um link que, quando acessado, abrirá o WhatsApp de quem clicou, diretamente na sua caixa de entrada. É possível até configurar uma mensagem inicial automática. Ou seja, tudo que a pessoa precisa fazer ao clicar no seu link é apertar o botão de “Enviar”. Trabalho nenhum e conversão garantida.

Para criar um link direto para seu número no Whatsapp:

    1. Copie o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000. Somente com ele é possível criar o redirecionamento direto para o seu número.
    1. Caso sua cidade não utilize o nono dígito, usar o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000
  1. Coloque o seu Número no Link. Substitua todos os ZEROS pelo seu número de telefone. Incluindo o DDD da sua cidade.

Agora você pode inserir o seu link onde você quiser! Pode encurtá-lo, linká-lo em um botão, ou onde mais você achar melhor.

Quer mais dicas de como incluir o WhatsApp na sua estratégia de marketing? Baixe o nosso infográfico e aprenda muito mais sobre os recursos desse aplicativo.

Fechar Menu